O mochilão - Peru, Bolívia e Chile é uma trip incrível. Um dos melhores picos dessa trip é o Salar de Uyuni! Foi a primeira atividade colocada no roteiro e valeu cada segundo do planejamento.
EARTH_SKY: Travels in the Salar de Uyuni from Tze-Hung Seeto on Vimeo.
Salar de Uyuni
Uma imensidão branca que em diversos momentos se confunde com o céu. Ainda mais nas estações chuvosas quando um espelho d'água com reflexos celestes nos presenteia com visuais encantadores. É assim que o maior deserto de sal do mundo, passando dos 10 mil quilômetros quadrados, faz a gente imaginar que está num "mundo de faz-de-conta".
Localizado no sudoeste da Bolívia onde, na pré-história, existia um enorme lago. Com o passar dos anos esse lago se secou, dando origem a lagos menores e dois desertos, dentre eles o salar de Uyuni. É um passeio onde a gente encontra lagoas coloridas, muitos vulcões e flamingos. Árvore de pedra (uma curiosa formação rochosa), água quente saindo em jato do chão (gêiseres) e construções de sal completam as atrações dessa aventura.
A trip
Como falei no primeiro post da série Meu primeiro mochilão a principal fonte de ideias para organizar a trip foi o fórum mochileiros.com. No fórum encontrei um grupo de Brasília que se organizava para a mesma trip e combinei de viajar com eles. As vésperas da trip tive que mudar as datas das minhas férias e acabei partindo sozinho. Porém, consegui encaixar o trecho do Salar de Uyuni no período que a galera estaria disponível e por uma coincidência muito legal, nos encontramos logo quando entrei no ônibus em Potosí com destino a Uyuni.
Tour Salar de Uyuni
Nossa opção foi iniciar o Tour saindo da cidade de Uyuni, na Bolívia. Há quem o faça saindo de San Pedro de Atacama, no nosso caso San Pedro era o destino final.
Chegamos na madrugada e ficamos enrolando até as agências abrirem. Escolhemos a agência na cidade mesmo e por volta de 8 horas da manhã embarcamos na 4x4. Nossa galera era grande, assim foram precisos dois carros.
Primeiro dia
No primeiro dia o primeiro passeio foi visitar o Cemitério de trens, depois fomos conhecer o Salar de Uyuni. Extração de sal, Museu de sal, Isla del Pescado e as famosas fotos no imenso tapete branco.
Segundo dia
No segundo dia é hora de se despedir do deserto de sal e se preparar para conhecer deserto de areia, vistas incríveis de vulcões e lagunas coloridas com llamas e flamingos.
As atrações da segunda jornada são o Arbol de Piedra e as belíssimas Lagunas Altiplanicas.
O segundo dia é, disparado, o mais frio da trip. Deixamos o deserto de sal e começamos a explorar com a 4x4 o deserto de areia.
Terceiro dia
O terceiro e derradeiro dia é o mais curto, mas nem por isso o menos interessante.
Acordamos de madrugada e antes das quatro da manhã seguimos para conhecer os Gêiseres do sol da manhã. Com um frio de rachar o bico, altitude superando os 4.000 msm, fomos conferir de perto aquele jato quente que sai da terra em direção ao céu.
Como contei lá no papo de mochileiro tive a câmera furtada e perdi as fotos desse pico. Mas encontrei uma que ilustra bem esse evento natural fantástico.
Na sequência, seguimos para conhecer as águas termais. A Termas de Polques é uma das ultimas paradas e eu achei muito legal. Apesar do sol que minimizou o frio que sentimos nos gêiseres ainda estava bem frio. Mas aquela água quentinha estava bem convidativa e valeu a pena. Mas era tirar a roupa e ir pra água.
Salar de Uyuni - Resumo
Como chegar
Existem duas opções, por Uyuni na Bolívia ou por San Pedro de Atacama, no Chile.
Em ambas opções contrata-se uma empresa turística que fechará um grupo em um carro 4x4 e conduzirá pelo salar.
Quantos dias? Qual valor?
Fizemos o passeio de três dias e duas noites. Atendeu bastante e foi bem legal. Mais que isso eu acredito que seria "enjoativo" mas depende muito do grupo. Em 2012 essa trip custou pouco mais que 100 dólares.
Pontos Altos
- Conhecer o deserto de sal;
- Fotos em perspectiva no salar;
- Hotel de Sal;
- Fauna e flora do deserto; e
- Lagunas Altiplânicas.
Pontos Fracos
- O passeio depende muito do humor do guia;
- O tempo de parada em cada atração é curto; e
- A higiene nos hotéis é precária
Dicas
- Se prepare para o frio. Se tiver dúvidas consulte o post sobre como se vestir no frio;
- Hidratante corporal e labial vão te salvar, o Salar é um deserto;
- Tenha dinheiro boliviano trocado para as paradas, comprar em dólar vai te dar prejuízo;
- Leve baterias extras e as guarde em local quente, o frio acelera o consumo das baterias;
- Um tripé vai te possibilitar boas fotos noturnas. O céu no deserto é muito bonito à noite; e
-
Vá! Você não vai se arrepender!!!