Dados Técnicos
Lições de um Empresário Rebelde
Autor: Yvon Chouinard
Tradução: Camila Junqueira Lima
Editora: Rocky Mountain
Páginas: 288
À venda: livraria Saraiva
Lições de um empresário Rebelde
Quando criança, Yvon Chouinard mudou-se com o pai – um ferreiro franco-canadense com pouquíssimo domínio da língua inglesa e ainda menos dinheiro no bolso – para o sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Hoje, a empresa de Chouinard, a marca de roupas esportivas Patagonia, fatura mais de US$ 230 milhões ao ano, sendo uma das companhias mais éticas do planeta. Esta é a surpreendente história de um jovem que encontrou abrigo nos picos mais altos do mundo, de um homem inovador que usou as ferramentas do pai para fabricar equipamentos que mudaram o esporte para sempre, e de um empreendedor que ousou injetar altas doses de boas ações e diversão no coração do seu negócio.
Lições de um Empresário Rebelde
Nota do Edinho
“Três livros maravilhosos em um: Uma autobiografia comovente, a história de um empreendimento excepcional e um detalhado projeto de esperança.” Jared Diamond
Lições de um empresário rebelde – Como a vida ao ar livre ensinou Yvon Chouinard a empreender de forma generosa, responsável e produtiva é um livro tanto para amantes de atividades ao ar livre quanto para empresários e administradores. Quando abri e li na introdução “sou um homem de negócios há mais de cinquenta anos e para mim é tão difícil dizer isso quanto para alguns admitir que são alcoólatras ou advogados” entendi que iria devorar essa agradável aula.
Yvon, além de autor de Let My People Go Surfing (título original da obra) é o fundador e dono da conhecida marca Patagônia. Uma empresa que quebrou diversos paradigmas, contrariando estratégias consagradas da administração seguindo uma filosofia própria e bem peculiar.
Lições de um empresário rebelde é dividido em duas partes. Na primeira Yvon conta sua trajetória. Fala da conexão com a natureza, do início na escalada e sobre como surgiu sua primeira marca. A Chouinard Equipments que revolucionou, à época a segurança na escalada com os Hexentrics e Stoppers. Num segundo momento, o que mais gostei, Chouinard apresenta as filosofias que norteiam as tomadas de decisões da marca.
Conhecer as filosofias da Patagonia é a grata surpresa do livro. A preocupação ambiental evidenciada em diversas dessas filosofias, por vezes, confrontando-se com a preocupação com o lucro é um convite a repensar nossos pontos de vista. A questionar o quão comprometidos estamos com a evolução da sociedade que estamos inseridos.
É daqueles livros que da vontade de agradecer ao autor. Uma aula sobre como trabalhar com o que ama em prol do que acredita.