Dando continuidade a nossa série de entrevistas aqui no Sua Casa é o Mundo hoje temos a entrevista com a Samanta Chu da Wilderness Medical Associates Brasil.
Samanta Chu
A Samanta Chu é representante da WMA International no Brasil desde 2011. Ministra cursos no Brasil, EUA e outros países todos os anos. Tem formação de técnico de emergências médicas (EMT) nos EUA mas a sua maior experiência é no ambiente de áreas remotas. É praticante de diversas atividades outdoor (escalada em rocha e montanhismo, caiaque oceânico, vela e parapente), já realizou algumas expedições de longa duração (mais de 30 dias) e também trabalha como guia profissional, atualmente atuando principalmente com adolescentes.
Entrevista Samanta Chu
Sua Casa é o Mundo: Oi Samanta. Obrigada por participar como entrevistada aqui do nosso portal. Começa contando pra gente o que é o WMAI?
Samanta Chu: A Wilderness Medical Associates International é uma das líderes no treinamento de primeiros socorros para áreas remotas nos EUA. Ela é pioneira no treinamento de medicina para áreas remotas com mais de 30 anos de experiência e forma mais de 8.000 alunos ao redor do mundo anualmente. Está presente localmente em diversos países além do Brasil (Japão, China, Tanzania, Islândia) mas ministra treinamentos em diversos países.
SCM: O que é a medicina de áreas remotas?
Chu: É a medicina voltada para identificar e administrar problemas médicos em locais afastados dos sistemas médicos convencionais e com recursos limitados. Apesar de os problemas médicos serem os mesmos, em áreas remotas a maneira de pensar e a abordagem aos problemas deve ser diferente do que realizamos em áreas urbanas, justamente pela falta de recursos e demora no acesso a um hospital.
SCM: E qual a importância dela para as pessoas que curtem estar em ambientes naturais?
Chu: Ela pode salvar vidas. Não apenas pela identificação rápida e às vezes até mesmo tratamento de problemas que matam mas também através da prevenção de problemas/acidentes.
SCM: Quais cursos são oferecidos?
Chu: Oferecemos diversos níveis de treinamento "padrão", alguns cursos diferenciados e cursos especializados.
SCM: E qualquer pessoa pode fazer esses cursos?
Chu: Sim, a maior parte de nossos treinamentos não possui nenhum pré-requisito, nem mesmo o curso profissional (WFR). O curso WALS é voltado apenas para médicos e cursos com atividade podem exigir experiência anterior com as atividades realizadas (por exemplo caminhada ou escalada), mas isso varia de acordo com o curso.
SCM: Você está ministrando um curso especialmente para MULHERES no mês de março. Fale um pouco pra gente sobre esse curso.
Chu: A ideia foi realizar um treinamento para promover a integração das mulheres no mês delas. Eu pratico atividades outdoor há diversos anos e vejo que muitas mulheres ainda ficam presas aos homens (especialmente aos parceiros de relacionamento), não se preocupando em aprender a navegar ou estar na ponta da corda. Evidentemente muita coisa mudou nos últimos anos com a mulher ganhando o seu espaço e sua independência, mas a ideia é promover um ambiente para que elas possam se sentir à vontade, sem competição, sem pressão, e onde possam participar e se envolver nas atividades o quanto quiserem.
SCM: Se a gente quiser mais informações sobre os cursos como a gente faz para encontrar?
Chu: Temos informações sobre todo os nossos treinamentos no site www.wildmed.com.br com a agenda de cursos e palestras para o ano. Também temos a agenda de cursos e palestras na nossa página de eventos no Facebook (@wildmedbr). Para quaisquer dúvidas basta enviar um e-mail para cursos@wildmed.com.br
SCM: Pra gente finalizar, deixa uma dica rápida para aqueles que estão começando a frenquentar ambientes naturais.
Chu: Investir em preparo adequado. Para estar seguro nas atividades ao ar livre é necessário muito mais do que calçar as botas e jogar a mochila nas costas. É preciso adquirir conhecimentos necessários sobre técnicas utilizadas nas atividades, sobre os locais frequentados, sobre as pessoas que estão com você... é preciso experiência, constante estudo e atualização, sobre tudo. A maior parte dos acidentes com atividades ao ar livre e esportes de risco acontecem por erro humano, e superestimar os seus conhecimentos é o primeiro passo. Muitos problemas na montanha acontecem lentamente e sem o preparo e conhecimento adequados é fácil se meter em situações difíceis sem mesmo ter o conhecimento sobre o que está acontecendo. É importante ter humildade para buscar conhecimento sempre.
SCM: Muito Obrigada e Bons Ventos!