Curso de Primeiros Socorros para Áreas Remotas Naturais – uma experiência

No fim de semana após o dia internacional da mulher participei do curso de primeiros socorros para áreas remotas naturais da WMAI Brasil ministrado pela Samanta Chu. Aproveitando a data o curso foi ministrado somente para mulheres e em um lugar maravilho o Saco de Mamanguá em Paraty.

Curso de Primeiros Socorros para Áreas Remotas Naturais

O curso de primeiros socorros para áreas remotas naturais da WMAI é uma introdução de dois dias aos conceitos médicos em geral e técnicas básicas de suporte de vida. O objetivo é atingir praticantes de atividade outdoor e monitores de acampamentos. O curso é muito prático com exercícios e simulações. A conclusão bem sucedida do curso possibilita que o participante receba um certificado válido por 3 anos.

Fotógrafa – Karla Paiva

Temas abordados

Sistema de Avaliação do Paciente (SAP); RCP (Ressuscitação Cardio-Pulmonar); Sistema Circulatório; Sistema Nervoso; Sistema Respiratório; Fraturas; Lesões Estáveis; Talas 1 – Extremidades; Hipotermia; Hipertermia e Males do Calor; Afogamento; Lesões causadas por Raio; Feridas e Queimaduras; Anafilaxia; Elevação, Extricação e Movimentação; Carregamento de Paciente; Medicina para áreas remotas naturais.

Minha experiencia

Fotógrafa – Karla Paiva

O curso de Primeiros Socorros para Áreas Remotas Naturais que participei foi em um lugar incrível. O saco de Mamanguá fica numa região linda de Paraty. Já tinha tido a oportunidade de conhecer com a minha família quando velejávamos. Sem sobra de dúvidas é um lugar que merece ser conhecido. O curso só para mulheres foi uma ótima oportunidade para interagirmos de uma forma muito legal. Conhecer novas mulheres e vivenciar juntas esse aprendizado.

O grupo que participou era pequeno e heterogéneo. Médicas, artista, biólogas… Todas as idades e diferentes personalidades. Algumas com bastante experiência outdoor e até aquelas que estavam experimentando pela primeira vez uma trilha. Todas nos entendemos muito bem!

Atividades

Fotógrafa – Karla Paiva

Durante o curso de primeiros socorros para áreas remotas naturais fizemos também atividades outdoor como remo e trilha. No sábado remamos cerca de 10 km pelo mar e rio. Após  o café da manhã e a aula teórica pegamos os caiaques duplos e começamos a nossa jornada. Foi bem legal a experiência. Não tenho habito de remar, mas adoro! E naquele mar com aquela paisagem não tem quem não aproveite! Remamos até bem perto de uma cachoeira e em poucos minutos andando chegamos lá. Lugar incrível para um bom mergulho. Saímos dali remamos mais um pouco até o local aonde almoçamos e tivemos mais um pouco de aula. A volta para o hostel foi debaixo de uma chuva fina e gostosa. No domingo de manha foi dia de trilha. Remamos para atravessar o canal que tem cerca de 1 km de extensão e do outro lado fizemos a trilha de 1,5 km. Trilha curta e grossa. Bem íngreme e com uma paisagem deslumbrante do topo. Lá em cima tivemos mais aprendizados. Com essa paisagem e interação foi fácil absorver todo o conteúdo que estava sendo passado pra gente. No ambiente outdoor é mais fácil visualizar o que pode acontecer e o que teríamos de recursos para agir.

Conteúdo do curso

 

Fotografia – Samanta Chu

O conteúdo do curso era sempre passado para a gente de forma bem clara e simples de entender. Médicos e leigos conseguiram absorver conteúdos e tirar suas dúvidas. A todo momento tínhamos conhecimento passado de forma bem prática. Com bonecos treinamos técnicas de reanimação e entre nós encenávamos situações emergenciais que precisavam ser resolvidas. Muito fácil de absorver o conteúdo e pensar como deveríamos agir em cada situação adversa.

Hospedagem e alimentação

Fotografia – Samanta Chu

Ficamos hospedados em um hostel no mamanguá que é uma delícia. Simples e bem cuidado. Com a vista para o morro do pão de açúcar, aonde fizemos a trilha de domingo, e para aquele mar maravilhoso. Lá tomávamos o café da manhã super gostoso e também jantávamos. O almoço dos três dias foram em lugares diferentes e sempre tínhamos uma comida caseira com um peixinho fresco pescado pelos caiçaras. Nada mal!!

Conclusão

Foi uma experiencia incrível. Passar esses dias em ambiente outdoor. Cercada de pessoas com boas energias. Absorvendo muito aprendizado com a Chu.Tenho comigo a apostila do curso e o manual de bolso que vou dar sempre uma revisada para relembrar conceitos e estar cada vez mais segura para agir em situações de emergência. Super recomendo esse aprendizado para todos aqueles que amam ambientes remotos como eu.

Fotógrafa – Karla Paiva