caminho a dois

Caminho a Dois, 4286 km pela Pacific Crest Trail

Caminho a Dois

 - E se a gente casasse e fugisse?

 - Fugir pra onde?

 - Sei lá. Pro mato. Viver na natureza, sem mais nada.

 - Seria incrível!

Esse diálogo, de loucos, rolou algumas vezes nos últimos 4 anos.

Criada à bordo de um veleiro, o Cuba Libre, não morava à bordo mas no fim de semana e nos feriados não tinha diferente destino. Foi assim que Bia cresceu apaixonada por estar na natureza e amando viajar.

Praticando esportes desde o primeiro passo. De futebol a ginástica olímpica. Com a maioridade, exército e novos ares. Montanhismo, pára-quedismo e endurance, Edinho foi acostumado a boas doses de desafio e adrenalina.

 

Mudança
2012

Formada e pós-graduada em Direito, às vésperas do concurso público tão almejado, o inesperado. Numa velocidade incomum duas perdas irreparáveis: pai e irmão. A escalada surgiu como válvula de escape e mudou sua maneira de entender as atividades físicas. O caos emocional passou com a superação do medo de altura. Necessidade de foco e concentração para escalar ajudaram a escapar das ondas de pensamentos negativos. O esporte era mais que um mero lazer.

Após uma intensa experiência no Haiti, logo após o terremoto que assolou aquele país, uma onda de reflexões invadiu seu cotidiano. O desejo de repensar prioridades e estilo de vida surgiu em forma de projeto: viajar mais, buscar estar em contato com a natureza e completar o Ironman Brasil. Também foi um ano de começar na escalada e a vontade de estar nas montanhas ajudou a atingir as duas primeiras metas do plano.

 

Adaptação
2013 🇧🇷 🇦🇷 🇨🇱

Toda escalada demandava uma aproximação. A respiração ofegante e o cansaço pediam uma melhor preparação. Era o início dos treinos na vida de Bia. Aquela que cresceu sem interesse pelo esporte agora o enxergava como ferramenta para conseguir os objetivos. Para trabalhar a força, sessões de treinamento funcional. Para poder chegar nas vias na boa, a ideia era melhorar a capacidade aeróbia, começaram os primeiros passos na corrida.

O início na escalada e uma trip velejando pela Patagônia ajudaram a reavivar o lado aventureiro da infância/adolescência. O projeto do triathlon, rolou com êxito: Long distance em Pirassununga, 70.3 em Pucon e o Iron em Floripa. Aliando a capacidade de planejar, treinar e fazer e gosto pelo esporte de endurance, o próximo projeto pessoal passou a ser o Ultra Trail.


Encontro

2014 🇧🇷 🇨🇱 🇳🇴

A mudança de hábitos levou embora os quilos extras. A disposição para o dia-a-dia aumentou, bem como a vontade de aventurar-se. Após a segunda escalada do Dedo de Deus, a Travessia Petro-Tere passou a ser um sonho. Sozinha, a realização esbarrava na necessidade de um grupo para a aventura ficar financeiramente viável. Sem imaginar, companhia de aventuras era uma questão de tempo.

 

Com o Ultra Trail, estar na montanha passou a ser um desejo constante. A vida foi transitando para investidas na Serra dos Órgãos, Três Picos e Itatiaia, onde treinou para sua primeira conquista, um 3º lugar na categoria da La Misión, 160 km em Villa La Angostura - Argentina. O paraquedismo também passou a ter protagonismo. Mensalmente estava na área de salto de Resende, aprimorando, evoluindo e fazendo amizades. Mas a principal mudança veio por um aplicativo.

trolltunga sua casa é o mundo

Bia tinha fotos velejando, escalando e admirando uma arara. Edinho tinha fotos escalando, saltando de pára-quedas, correndo e praticando snowboard. Não demorou muito para a conversa virar encontro. O primeiro encontro virar travessia da Serra dos Órgãos, seguido de uma trip de escalada no Chile e outra de montanhismo na Noruega. Surgia o casal Edinho e Bia, com a mesma energia que nascia o Sua Casa é o Mundo.

 

Crença | Transforme sonhos em realidade

2015 🇧🇷 🇸🇮 🇭🇷

O Sua Casa é o Mundo veio do desejo de compartilhar o amor pela vida e pela natureza, assim como a crença de que somos capazes de alcançar tudo o que sonhamos. Com metas bem definidas, planejamento e preparação. Respeitando as individualidades mas trilhando um caminho a dois, Bia viu o distante desejo de completar uma Meia Maratona acontecer. Edinho cruzou o Atlântico para correr na Eslovênia e visitando a Croácia, vibrou ao conseguir empatar a quantidade de países visitados com o número de primaveras completadas. Bia se formou paraquedista e a relação do casal, literalmente, ganhou novos ares. Em uma das aventuras pelas montanhas, no Pico da Bandeira, surgiu a ideia do primeiro projeto do Sua Casa é o Mundo, o Ponto Alto 10.

 

curso de paraquedismo sua casa é o mundo

 

2016🇧🇷 🇻🇪

O foco do ano era o Ponto Alto 10, um projeto para chegar aos 10 pontos mais altos do Brasil, documentando as belezas e condições de preservação. Começou no Monte Roraima, seguido pela Travessia da Serra Fina, com os cumes do Três Estados e da Pedra da Mina, além do Parque Nacional do Itatiaia, com os cumes do Agulhas Negras, Morro do Couto e Pedra do Sino. O plano era virar o ano para 2017 no Pico da Neblina, mas questões indígenas não permitiam o acesso de trilheiros a montanha e adiaram a conclusão do Ponto Alto 10.

 

No campo esportivo, empolgada com o resultado da meia-maratona, Bia começou no triathlon e transbordou de emoção ao concluir o Ironman 70.3 do Rio. Edinho teve o melhor resultado da carreira amadora de Ultramaratonista, na UAI e também estreou na Adventure Sports Fair palestrando sobre corrida de montanha. Foi nessa ocasião que surgiu a ideia do primeiro filme do Sua Casa é o Mundo.

 

2017🇧🇷 🇫🇷 🇨🇭

500 Jalapão Bikepacking, uma cicloviagem pelo Jalapão foi o início de um ano inesquecível para o casal. Gravaram o primeiro filme, dedicaram-se ao estudo do audiovisual e vibraram com a presença da obra nos maiores festivais de filme outdoor do país.

Também foi ano de casamento, de mais um filme e desafios esportivos inesquecíveis. A lua de mel foi uma expedição, que culminou no curta Uma aventura como ela é. Bia concluiu o segundo Ironman 70.3, em Vichy. Edinho correu o Ultra Trail du Mont Blanc. A road trip ainda teve escalada, túnel de vento e paraquedismo.

Paralelo a isso tudo, ansiedade e tensão pairavam no campo base do Sua Casa é o Mundo. O sonho de viver uma jornada de desconexão, em contato com a natureza, testando os conceitos de minimalismo e mínimo impacto estava muito próximo de acontecer. Bia, deixou o trabalho de empresária e Edinho aguardava a concessão de uma licença não remunerada do trabalho.

 

Caminho a Dois, 4.286 Km pela PCT

  • E se a gente casasse e fugisse?
  • Fugir pra onde?
  • Sei lá. Pro mato. Viver na natureza, sem mais nada.
  • Seria incrível!

Assim surgiu o Caminho a Dois. Do desejo de viver intensamente uma experiência de imersão total na natureza. Uma trajetória de autoconhecimento e descobertas mútuas. Tudo intenso.

A escolha do itinerário veio da lembrança de um livro que Bia adorou, Livre de Cheryl Strayed, aliada a segurança e estrutura que essa conhecida trilha de longo curso possui, bem como a variedade de flora, fauna e clima. Por se estender no sentido sul-norte, a mudança de latitude e da estação do ano traz alterações significativas, deixando a experiência mais completa.

A rotina de andar, comer, acampar e repetir, vivenciando uma jornada de mais de 150 dias, convivendo juntos, a maioria esmagadora desse tempo, carregando tudo o que for necessário para a subsistência e registro dessa aventura é o desafio que esse jovem casal sonhou, idealizou e planejou. Agora é a hora de seguir e transformar em realidade.

Siga essa aventura!