Coleção Deuter 2018

Aconteceu no último sábado, dia 24 de fevereiro, na sede da Nautika, em São Paulo, o lançamento da Coleção Deuter 2018. O evento, que durou o dia inteiro, contou com presença de atletas de esportes de montanha, embaixadores da marca, mídia especializada, influenciadores digitais e foi conduzido pelo Pedro Lacaz Amaral, que importa a marca para o Brasil desde 2001.

Coleção Deuter 2018

O evento surpreendeu minhas expectativas. Me desloquei de Niterói para São Paulo pensando encontrar uma apresentação sobre novidades nas mochilas da marca Deuter. Porém, logo no início da apresentação do Christian Lechelmayr, um alemão responsável pelas relações internacionais da marca, entendi que mais que mudanças nas mochilas, o evento se tratava da apresentação de novidades da marca Deuter.

"A concorrência é ótima para o consumidor final."

Em suas palavras iniciais, Chris fez um breve resumo da vinda de marcas de materiais para práticas de atividades ao ar livre para o país, destacando as consequências disso para o consumidor final. Além de ressaltar a possibilidade de escolha, um ponto que explicou ser muito positivo é a concorrência entre marcas para melhorar os produtos oferecidos. Concluiu informando que a marca nunca teve uma mudança tão grande. Alterações tanto nos produtos quanto na identidade visual.

Deuter 2018

Quando Pedro voltou a conduzir a palestra, abordou os aspectos que norteiam as atividades da marca. Iniciou apresentando a Deuter, uma marca que surgiu da paixão pelas montanhas, com o pioneirismo no aperfeiçoamento de mochilas para prática de atividades outdoor, conectada e responsável. Com a visão de criar sentimentos de alegria em atividades em contato com a natureza.

Em relação às alterações nos produtos, foi apresentado um novo design que deu uma cara mais minimalista para as mochilas. Outra novidade são pequenos logotipos indicando características específicas dos produtos como sistema de ventilação, ajuste de alças, projetada para mulheres e tamanhos especiais.

Mochilas

As mochilas são o carro-chefe da marca e nos foram apresentadas diversas linhas da Coleção Deuter 2018. As que mais chamaram minha atenção foram as mochilas Pilgrim e Fox.

A mochila Pilgrim é uma linha especial, lançada por uma campanha da Deuter Brasil em 2012. Nessa campanha reuniu-se sugestões de inúmeros peregrinos brasileiros sobre os atributos que uma mochila deveria ter. Aconteceram duas gerações da Pilgrim e como ela era muito próxima da ACT Lite, acabou saindo de linha. No lançamento da coleção Deuter 2018, a Pilgrim volta trazendo a bandeirinha do Brasil característica dessa linha.

Outro produto que chamou minha atenção foi a mochila Fox. Na verdade, a mochila Fox foi uma novidade que me encantou. É uma mochila cargueira, porém infantil. Tem todas as  características das demais mochilas, porém são projetadas para crianças na faixa dos 10 anos. Os pais que há alguns anos conduziam os filhos nas mochilas kid confort agora podem incentivar os pequenos a carregarem seu próprio conforto.

Hiking x Trekking

Outro ponto muito interessante que foi abordado e que facilita o entendimento na hora das escolhas entre os produtos Deuter é o entendimento da marca sobre Trekking e Hiking. Um polêmico tópico entre montanhistas e trilheiros, que interfere sobremaneira na decisão da escolha de qual a  mochila ideal para o tipo de aventura. Segundo Pedro, a Deuter entende que tanto trekking quanto hiking são atividades de caminhada em contato com a natureza. A diferença está no tipo de material a ser conduzido.

Hiking

São atividades de caminhada, de curta ou longa duração, onde os pernoites são realizados em pontos de apoio, seja um abrigo, um refúgio ou um hostel. Utilizou como exemplo o Caminho de Santiago, que mesmo sendo executado em vários dias, não há necessidade de conduzir material de camping. Logo, as mochilas indicadas para Hiking podem ser menores e por vezes não demandam uma estrutura muito forte.

Trekking

São atividades de caminhada onde os pernoites são realizados em barracas, facilitando o trajeto pela liberdade de escolha entre como e onde parar. Mas em contrapartida, demandando a necessidade de se conduzir material de camping. Logo, as mochilas indicadas pela Deuter para o Trekking costumam ser maiores e de estruturas mais complexas.

 

Nautika Lazer

Aproveitando a oportunidade do lançamento da linha Deuter 2018, Pedro aproveitou para apresentar as outras marcas distribuídas pela Nautika. Da australiana Sea to Summit, achei muito interessante os isolantes térmicos infláveis, as redes ultralights e os equipamentos de cozinha, também muito leves e resistentes. Da Azteq algumas barracas estavam expostas, com destaque para a Mykra, lançamento da marca pesando apenas 1,8kg. Da Camelbak a novidade foram as garrafas térmicas, leves e resistentes.

 

Energia

O evento foi muito legal. Além de entender aspectos técnicos de ajustes e posicionamento dos produtos da Coleção Deuter 2018, conhecer a nova filosofia de uma renomada marca outdoor me permitiu fazer reflexões sobre a necessidade do constante aprimoramento. Outra constatação que me agradou bastante foi observar uma busca por um design mais minimalista e campanhas buscando contato com o consumidor final. O Gear Tips é um exemplo claro de canal de contato direto com o público, trazendo informações claras e precisas dos produtos da marca.

No campo pessoal, foi ainda melhor. A galera com a energia lá em cima, trocando várias ideias sobre atividades em contato com a natureza e projetos futuros. Encontrar amigos, atletas e pessoas do Universo Outdoor Nacional é sempre inspirador e contagiante.

Fotos por: Renan Cavichi do Aventure Box e Renato Soares.