Já tinha ouvido falar muitas vezes sobre esse lugar. Sabia dos seus encantos, mas nunca tinha tido a oportunidade de ir até lá. Aproveitamos a data da comemoração do nosso aniversário de namoro, arrumamos as coisas e partimos para conhecer mais um destino encantador.
Onde fica?
Conceição do Ibitipoca é uma vila que fica localizada na zona da mata mineira, distrito de Lima Duarte-MG, o Parque Estadual do Ibitipoca fica a 3km da Vila. Saindo do Rio de Janeiro, pegamos a BR-140 em direção a Belo Horizonte e após Juiz de Fora-MG seguimos na direção oeste rumo a Ibitipoca.
Ibitipoca: Segundo alguns estudiosos da língua tupi descrevem a tradução do nome Ibitipoca como “casa de pedra”, pela existência das grutas que serviam de moradia aos índios. Outros estudos indicam a versão da “serra que estala” (ibiti= serra + poca = estala), referência aos trovões que são comuns na serra.
O que fazer?
Fomos para a região numa sexta-feira à noite com a intenção de fazer os 3 passeios mais recomendados da região: Janela do Céu; Roteiro Pico do Pião; Roteiro das águas. A Janela do Céu tem um percurso de 16Km (ida e volta) e só é permitido o acesso caminhando. Nesta trilha é possível visitar os seguintes pontos turísticos: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três
Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Janela do Céu, Rio Vermelho. O Roteiro do Pico do Pião com 11km (ida e volta) nos possibilita a visita da Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião, Ruínas da Capela. Já o roteiro das águas é o menor deles. Com apenas 5km de extensão (ida e volta) sua trilha passa pelos seguintes atrativos: Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Rio do Salto.
Chegamos na sexta-feira à tarde na Vila. Optamos dessa vez por ficar em uma pousadinha fora do Parque. Fomos dar uma volta na Vila a noite e resolvemos jantar num restaurante que não lembro mais o nome que conhecemos na hora e foi uma ótima escolha. Lá curtimos uma música ao vivo e saboreamos uma refeição de qualidade. Acordamos cedo no sábado e seguimos rumo ao Parque. Optamos por estacionar o carro lá dent
ro do parque. Pagamos então R$20,00 pela entrada individual de cada um no parque e também pelo estacionamento R$ 20,00.
Iniciamos nosso primeiro dia de caminhada com a janela do Céu. O tempo não estava muito bom, tinha chovido nos últimos dias, mas naquela manhã o tempo estava seco, apenas um pouco nublado. Optamos por fazer a trilha num ritmo mais acelerado e chegamos na cachoeira antes de todo mundo! Foi uma ótima opção. Chegamos e aproveitamos bastante a paisagem, tiramos muitas fotos e logo começou a chegar bastante gente. O local é realmente incrível e vale a pena o caminho percorrido. Muitas famílias estavam indo inclusive com filhos visitar o local, cada um no seu ritmo. Não é preciso um preparo físico excepcional para completar a caminhada, basta querer e ter muita disposição. Quando saímos da janela do céu passamos em uma cachoeira que fica ali bem pertinho. Aproveitamos ainda um pouco o local que também estava vazio para fotografarmos e tomarmos um banho antes de continuar a caminhada. No retorno desse dia aproveitamos já e passamos em alguns lugares do roteiro das águas. A água em Ibitipoca tem uma coloração muito particular, um avermelhado incrível que nos encantou. Como não estava um dia muito quente não nos animamos muito para os banhos de cachoeiras por ali, mas havia muita gente curtindo o local que por ser perto da área de camping do parque tem bem mais gente do que nos outros roteiros.
No segundo dia o tempo já não estava tão bom. Fizemos o roteiro do Pico do Pião, visitamos as grutas mas chegamos a pegar uma chuvinha e muitas nuvens pelo caminho. Mesmo assim adoramos e recomendamos o passeio. Ao final passamos ainda no que faltava para vermos do roteiro das águas antes de irmos embora. Ibitipoca é um local que recomendamos para todos. Se a pessoa tem um preparo físico melhor e quer se exercitar pode aproveitar para correr e ainda curtir o visual. Se a ideia é curtir o local com os amigos e a família, as trilhas podem ser feitas com calma e curtindo cada trechinho de paisagem. A medida que vamos caminhando existem vários locais que podemos parar para fotografar, grutas para conhecer e assim a caminhada nem será tão sentida. Se ainda assim os 16 km da Janela do Céu não te animarem muito, em que pese eu recomendar muito esse roteiro, aproveite o roteiro das águas para pegar um solzinho e desfrutar de um belo banho de água doce.
Dicas Rápidas
* O Parque de Ibitipoca é muito bem estruturado. Eles dão suporte com panfletos dos roteiros e explicam como chegar em cada local;
* O Parque tem estacionamento pago, mas economiza um bom pedaço de caminhada caso você esteja hospedado na área fora do parque;
* Não esqueça de levar comidinhas e água para o trajeto que pode ser demorado; e
* O site ibitipoca.tur.br traz os valores atualizados das entradas no parque e explica um pouco os roteiros dos passeios.