Mulheres que Escalam

Hoje comemoramos o dia internacional da mulher, 08 de março, e eu  resolvi escrever um pouco aqui sobre o Mulheres que Escalam. O Mulheres que Escalam parece um simples instagram de curadoria de fotos de mulheres escalando, mas na verdade para mim é muito mais que isso.

 

A criação do Mulheres que Escalam

O perfil foi criado em 09 de março de 2015, um dia após a comemoração do dia internacional da mulher. Despretensiosamente, eu decidi criar o perfil e postar algumas fotos minhas escalando. Pedi também que as pessoas marcassem a #MulheresQueEscalam em suas fotos. Assim pude começar a repostar. Em muito pouco tempo as pessoas começaram a seguir o perfil e as fotos começaram a aparecer na #. Me empolguei. Nunca quis encher o perfil das pessoas com inúmeras fotos e nem nunca tive a intenção de robotizar o perfil. Então, desde a sua criação ha três anos atrás sempre me dediquei a postar todos os dias uma foto por dia. Como sou esportista e amante da natureza, muitas vezes me encontrei fora de área de cobertura. Deixei, assim, o perfil sem fotos por alguns dias. Pensei em deixar algumas amigas repostando em períodos em que fiquei mais tempo fora. Mas a verdade é que tenho uma identificação pessoal pelo perfil e senti que pouco a pouco ele foi ganhando uma cara.

O que vem por traz dessas fotos de mulheres que escalam?

Apesar de parecer apenas um perfil do instagram com belas fotos de mulheres escalando, para mim até aqui significou muito mais que isso. Consegui ver o Mulheres que Escalam atingir a marca de mais de 14 mil seguidores sem nunca ter colocado nem um centavo de divulgação no perfil. Consegui ver mais de 18 mil fotos marcadas na #MulheresQueEscalam e a felicidade das pessoas quando começaram a ver suas fotos no perfil. E isso para mim significa que somos muitas! Muitas mulheres que escalam, muitas mulheres apaixonadas pela vida outdoor. A verdade é que sempre escalei com homens.

Camila Macedo Foto por Edinho Ramon

Comecei a escalar em 2012. Fiz um curso de escalada ministrado por um homem e que tinha mais 2 homens como alunos. Após o curso escalava sempre com meu namorado da época.  Quando terminei o namoro tive dificuldades de escalar porque a escalada não fazia parte da vida da galera que eu convivia. Todos as vezes que consegui escalar foi contratando um professor. Em 2014 conheci o Edinho, meu marido, e junto com ele voltei a escalar sempre cercada dos amigos dele. Como o Edinho adora transmitir conhecimento, muitas vezes ele chamava amigas e cheguei a escalar com algumas mulheres.

O Mulheres que Escalam me ajudou a ver que as mulheres estão muito presentes no esporte outdoor e que cada vez mais ganham espaço. Acredito que o grade papel do perfil é divulgar a escalada feminina. Gosto de repostar sempre fotos de mulheres com a mão na massa. Concentradas ou rindo, profissionais ou amadoras, mulheres que escalam vias difíceis ou iniciantes. O importante para mim é ver que estamos aí, escalando e conquistando o nosso espaço.

O meu mundo outdoor

Comecei a vida outdoor pela escalada, e hoje pratico o paraquedismo e tenho treinado muito triatlo. Em todos esses esportes sinto a presença em sua maioria de homens. Quando subo no avião para saltar muitas vezes sou a única mulher. A maior parte das vezes que outra mulher divide o avião comigo normalmente é para fazer um salto duplo. Isso significa que somos poucas? Claro que não. Conheço mulheres paraquedistas e já tive o prazer de saltar com algumas delas. Existem perfis incríveis como o Adrena Ladies que estão aí para mostrar isso. No triatlo tenho várias amigas mulheres que treinam comigo, mas em sua maioria a equipe ainda é composta por homens. Venho notando também o grande crescimento de mulheres que se aventuram pelas trilhas. Existem também perifs como o Mulheres na trilha e o Mochila de batom  que vem mostrando o mundo feminino nesses ambientes.

 

Novos Rumos

Tenho sentido uma vontade bem grande de aumentar a interação com os seguidores do Mulheres que Escalam. Confesso que por fazer a administração do perfil sozinha até hoje não consegui me dedicar a isso como gostaria. Sinto que tem muita coisa boa guardada para ser explorada por lá. Quero compartilhar experiências e saber mais de quem está inserido nesse universo. Mas, por enquanto a grande diferença é que vou estar 6 meses fazendo uma grande trilha pelos EUA. Vou iniciar no dia 05 de abril a Pacific Crest Trail que cruza toda a costa oeste dos EUA por parques nacionais. Vou com certeza ficar fora de área por 5 a 7 dias seguidos. Mas, não se preocupem assim que eu conseguir sinal vou fazer o numero de reposts correspondente aos dias que estive offline. Continuem marcando a #mulheresqueescalam que eu vou dando notícias da trilha pelo stories do perfil. Quem quiser acompanhar mais de perto a aventura pela PCT, segue o perfil @suacasaeomundo que vai ter muita coisa legal por lá!