Cada montanha tem a sua peculiaridade, cada local tem seu clima e cada pessoa tem uma necessidade diferente. Então, cada vez que vamos partir para uma expedição na montanha voltamos ao velho dilema da preparação logística. Definida a data, transporte, resgate e hospedagem veio a pergunta: O que levar para Serra Fina?
Depois da lista que fiz do que levar para o Monte Roraima, sempre tomo esta lista como base das minhas expedições. Mas, especificamente na hora de decidir o que levar para Serra Fina o material se restringiu a essa listinha aqui:
Roupas:
Bia
- Calça/bermuda trekking – 1
- Calça justa tipo legging – 1 por dia
- Calça Impermeável – 1
- Calça segunda pele
- Camisa manga longa Dryfit – 1 por dia
- Camisa manga longa com proteção UV – Sua Casa é o Mundo
- Camisa manga longa segunda pele
- Meia – 1 por dia
- Top – 1 por dia
- Roupa íntima – 1 por dia
- Casaco impermeável Gore Tex e fleece – 1
- Casaco pluma de Ganço -1
- Luva 2ª pele
- Luva impermeável
- Boot de caminhada
- Crock
- Touca
- Buff – 2
Edinho
- Calça/Bermuda Trekking – 1
- Bermuda de compressão – 1
- Calça de Fleece – 1
- Calça Impermeável – 1
- Roupa íntima – 1
- Camisa Manga Longa Base Layer – 1
- Camisa Manga Longa com proteção UV – Sua Casa é o Mundo
- Jaqueta Fleece – 1
- Jaqueta Impermeável – 1
- Luva fina – 1
- Luva Impermeável – 1
- Papete
- toca – 1
- buff – 2
Confesso que ainda coloquei na mochila um par de blusas de manga curta, mas que foram completamente desnecessárias e não saíram da mochila. Sempre usava uma blusa de manga comprida dryfit e por cima colocava a manga longa UV Sua Casa é o Mundo, assim me protegia do sol e evitava o frio nos momentos de descanso para um lanche durante o dia de caminhada. Usava sempre também uma calça comprida dessas de ginástica e por cima a calça de trekking. Assim evitava um pouco os arranhões da mata fechada e dos escorregões inevitáveis da trilha e estava também sempre com uma calça limpa em contato com a pele enquanto a calça de fora enfrentava a lama do caminho.
Para algumas pessoas pode parecer também exagerada a quantidade de roupas de frio, mas na Serra Fina o frio é bastante intenso, em que pese termos pego dias lindos de sol. Confesso que ainda passei bastante frio na primeira noite e já vou providenciar para as próximas expedições os seguintes ítens que recomendo fortemente:
- Calça de fleece
- Meia de lã
Caso a sua segunda pele seja boa o suficiente talvez não seja necessária a calça fleece e o casaco de pluma de ganso. Esse material é para utilizar apenas a noite quando chegamos do trekking e vamos para a barraca. Mas, para mim foi essencial a utilização do casaco e invejei bastante a calça que o Edinho estava usando e já incluí na minha lista de coisas que preciso providenciar.
Uma dica boa para definir o seu material de frio é dar uma olhada na previsão do tempo. O Edinho escreveu sobre como descobrir a previsão do tempo nas montanhas e essa ferramenta foi bem útil para nós.
Equipamentos:
- Mochila cargueira
- Bastões de Caminhada
- Isolante
- Saco de dormir
- Barraca de Camping Ultralight
- Saco estanque (Eu e Edinho usamos saco de gelo desses grossos para isolar o material quando não temos saco estanque suficiente)
- Capa impermeável para mochila
- Fogareiro
- Jogo de panelas e talheres
- Camelback
- GPS
- Mapa e Bussola
- Maquina Fotográfica / GoPro
- Tripé
- Microfone
- Carregadores
- Placa solar para carregar material eletrônico
- Lanterna de cabeça
- Manta térmica
- Kit Primeiros Socorros
- Celular
- Óculos de sol
Com relação a higiene pessoal:
- Pasta e escova de dentes
- Lenço umedecido
- Desodorante
- Shampoo
- condicionador
- Sabonete
- Protetor solar
- Pente
Confesso que na hora de decidir o que levar para a Serra Fina eu poderia ter levado em conta o frio e a escassez de água. Desses itens eu não utilizei produtos como shampoo, condicionador e pente. Como o local não oferece muitas opções de ponto de água, o banho se restringe apenas a uma higienização com lenços umedecidos. Agora um item essencial que faltou na minha lista e recomendo fortemente
- protetor labial
Com o frio e o sol da montanha, esse descuido me rendeu uma queimadura um pouco chata nos lábios. Então, acho que vale a pena lembrar de colocar mais esse item na cargueira.
Alimentação
Com relação a alimentação na Serra Fina, optamos por um café da manhã reforçado e pequenos lanches durante o dia. Quando acabávamos a caminhada preparávamos o jantar antes de descansar. Apesar de termos feito a travessia em 3 dias, fizemos a logística de alimentação pensando em 4 dias de trekking para evitar qualquer tipo de problema caso optássemos por prolongar a travessia. Segue a nossa lista de comidas para 2 pessoas:
- Macarrão – 2 pacotes
- Sardinha – 2 latas
- Atum – 2 latas
- Pacote de pão tipo rap 10 – 1
- Pacote de pão de centeio com 6 fatias – 1
- Queijo mussarela
- Salame
- Granola
- Nuts
- Frutas secas (banana com mel, abacaxi e maça)
- Pacotes de biscoito salgado multi grãos Mãe Terra – 4
- Pacote de biscoito doce Nesfit – 2
- Bananada
- Bananada com chocolate
- Barra de cereal – 8
- Chá
- Café
- Suplemento de Proteina
- Gatorade – 4
- Chocolate – 3 barras grandes
- Smothie de maça – 2
A comidas que levamos foi suficiente e sobrou, até porque conseguimos concluir a travessia em 3 dias e tínhamos suprimentos para os 4 dias, caso fosse necessário. A questão principal fica por conta da água. Como o Edinho descreveu no relato sobre a travessia da Serra Fina, existem lugares específicos aonde se deve reabastecer de água. Esse cálculo de água deve levar em consideração a água necessária para cozinhar e para a hidratação até o próximo ponto de água. Nós levamos 3 garrafas de água de 1,5L que eram reabastecidas no caminho, alé de 1 camelback e as garrafas de gatorade que também eram reabastecidas após o consumo.
Resumindo
Ao decidir o que levar para Serra Fina lembre-se desses fatores muito importantes:
- Faz muito frio, principalmente, durante a noite;
- Existem poucos pontos d’água, durante um bom tempo você vai carregar pelo menos 3 kg de água;
- A mochila precisa acondicionar bem o material, existem trechos com vegetação fechada, bambus e galhos ficarão batendo em você e no seu material;
- Só existem dois pontos de desistência, a navegação é difícil e o acesso também. Leve um bom kit primeiros socorros; e
- Divirta-se muito, é uma travessia difícil, mas maravilhosa!
Se tiver alguma dica comente aqui em baixo. O feedback é muito bem vindo!