O dia 12 de Outubro de 2015 é um dia especial para o Sua Casa é o Mundo. Não por acaso essa data foi escolhida. O dia da padroeira do Brasil, provavelmente mais conhecido por ser o “dia das crianças” nos faz refletir sobre o futuro. Pensar no que temos construído para um amanhã melhor. Discutindo esse tema nos deparamos com uma campanha da ONU que tinha a seguinte sentença: “O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?” Assim surgiu um projeto que vem para movimentar ainda mais a minha casa, a nossa casa, o Sua Casa é o Mundo.
Ponto Alto 10
O Projeto Ponto Alto 10 surgiu da observação da falta de consciência ambiental. Percorrendo montanhas, parques nacionais e áreas de preservação nós observamos uma grande existência de lixo, pichações e processos de erosão iniciados por trilhas irregulares. Assim como observamos um valioso potencial a ser explorado pelo ecoturismo consciente. Decidimos realizar 5 Expedições para chegar aos dez pontos mais altos do Brasil com o objetivo de capturar imagens para confeccionar um audiovisual, realizar exposições fotográficas e ministrar palestras com o intuito de divulgar os locais visitados e incentivar a prática esportiva e o respeito ao meio ambiente.
As áreas montanhosas preservam características paisagísticas naturais, são ricas em fauna e flora e exercem um poder fascinante sobre alguns que de forma quase inexplicável se sentem atraídos por elas. Grande parte dos montanhistas não consegue definir essa atração: performance, dificuldade, inacessibilidade, reflexão, religião. Mas, de fato, com o aprimoramento de equipamentos, aumento do número de academias de escalada, clubes, guias e o próprio acesso online a informações detalhadas a quantidade de pessoas nas montanhas nacionais tem crescido muito.
Os 10 pontos mais altos do Brasil
De acordo com a geomorfologia o Brasil possui montanhas baixas (entre 300 e 1000 metros de altura) e médias (entre 1000 e 3000 metros), destacando-se como os pontos mais altos:
• 1º – Pico da Neblina – 2.993,8 metros (Serra do Imeri no Planalto das Guianas, no estado do Amazonas, fronteira entre Brasil e Venezuela);
• 2º – Pico 31 de Março – 2.972,7 metros (Serra do Imeri entre Amazonas e Venezuela);
• 3º – Pico da Bandeira – 2.892 metros (Serra do Caparaó entre Minas Gerais e Espírito Santo);
• 4º – Pedra da Mina – 2.798,4 metros (Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais);
• 5º – Pico das Agulhas Negras – 2.791,5 metros (na Serra de Itatiaia os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro);
• 6º – Pico do Cristal – 2.769,8 metros (Serra do Caparaó no estado de Minas Gerais);
• 7º – Monte Roraima – 2.734,1 metros (Serra de Pacaraima na fronteira entre Roraima, Venezuela e Guiana);
• 8º – Morro do Couto – 2.680 metros (na Serra das Prateleiras, no estado do Rio de Janeiro);
• 9º – Pedra do Sino de Itatiaia – 2.670 metros (Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais);
• 10º – Pico Três Estados – 2.665 metros (Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
Fonte: Anuário Estatístico do Brasil – IBGE (2011)
Expedições
Serão realizadas 5 Expedições em parceria com a Beatriz Carvalho, do @mulheresqueescalam, e Rodrigo Leão :
- Roraima (Monte Roraima) [icon icon=icon-ok size=14px color=#000 ]
- Caparaó (Pico da Bandeira e Pico do Cristal)
- Mantiqueira (Pico dos Três Estados e Pedra da Mina)[icon icon=icon-ok size=14px color=#000 ]
- Itatiaia (Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto e Pedra do Sino de Itatiaia)[icon icon=icon-ok size=14px color=#000 ]
- Neblina (Pico da Neblina e Pico 31 de março).
Aqui no portal Sua Casa é o Mundo, no instagram e no facebook você vai poder acompanhar todas as novidades em primeira mão! Como chegar nos picos, tracklogs, dicas de hospedagens, guias e transportes. Bem como os contatos dos nossos apoiadores e parceiros.
Se preparem!!! Vem aí Ponto Alto 10!!!