Rocky Spirit 2017

No último fim de semana, 12 e 13 de agosto, ciclistas, montanhistas, aventureiros e admiradores de aventuras se reuniram no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O ponto de encontro era a 7ª edição do maior festival nacional de cinema ao ar livre com filmes sobre esporte e aventura. Tudo de graça, exibido num telão gigante, com o audio de altíssima qualidade! Para completar a festa, em ambos os dias de exibição a abertura foi com a música boa do grupo o Bardo e o Banjo no sábado Serial Funkers no domingo.

Bia e Fer rocky spirit 2017
Bia Carvalho e Fer Cazerta curtindo o festival no domingo

O que é o Rock Spirit?

Bia e Edinho no Rock Spirit 2017
Bia e Edinho no Rock Spirit 2017

O Rock Spirit é o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil. É realizado pela editora Rock Mountain e já está na sua 7ª Edição. Se trata de uma verdadeira experiência outdoor. Um mergulho no universo das pessoas que vivenciam tais experiências, permitindo ao público conhecer e entender rotinas, motivações e filosofias que o esporte de aventura e o contato com a natureza são capazes de proporcionar.

Mountain bike, trail running, surf, escalada, montanhismo, vida ao ar livre, entre outros assuntos relacionados ao tema e que desafiam a maneira de vermos o mundo foram as temáticas mais abordadas. Foram apresentadas novas produções nacionais e alguns lançamentos mundias, vindos diretamente do prestigiado Telluride Mountainfilm Festival também fizeram parte da festa.

 

Nossa Experiência

O Rock Spirit, há algum tempo, é um momento muito aguardado do nosso calendário. Uma fonte de inspiração onde adoramos beber para   nos motivar e inspirar. Sonhando em estar na lista dos filmes do Rocky Spirit, decidimos realizar uma tripe de bike pelo Jalapão para produzir o nosso primeiro filme de aventura. Assim, coerente com nossa filosofia de transformar sonhos em realidade vibramos com a seleção do nosso "primeiro filho" e vibrando de felicidade nem precisamos pensar muito para aceitar o convite de vir a Sampa falar sobre o filme durante a primeira noite de apresentações. Montamos as cadeiras de praia/camping, preparamos uns "comes e bebes" e nos espalhamos no gramado do Parque Villa-Lobos e nos divertimos muito curtindo o festival Rock Spirit!

Filmes

Abaixo, nosso filme e os filmes que mais se destacaram na nossa opinião:

[kad_vimeo url="http://vimeo.com/ondemand/500jalapaobikepacking"]

Brasil, 2017 
Duração: 13 minutos
Direção: Edinho Ramon

Cada descoberta no Jalapão oferece uma experiência melhor que a anterior. Experimentar de bicicleta as duras estradas de terra, as trilhas quase inexploradas e os longos trechos de areia fofa, de forma autônoma e autossuficiente, é uma aventura e tanto. Neste filme, Edinho Ramon, Bia Carvalho e Rodrigo Leão percorrem juntos mais de 500 km pelo Jalapão. O caminho duro, as altas temperaturas e o longo tempo em conexão com a natureza são alguns dos ingredientes dessa trip no melhor estilo bikepacking.

Sangue Latino

Tarso trabalhando na Pedra Baiana. Foto: Edson Vandeira

Brasil, 2017 
Duração: 18 minutos
Direção: Gabriel Tarso
Em agosto de 2016, uma forte equipe de escaladores aportou aos pés de uma das maiores e mais verticais paredes de rocha do Brasil, a Pedra Baiana, na cidade de Nova Belém, MG. Primeiramente, pediram a Deus que ela fosse bem difícil, mas depois de uma semana encontrando dificuldades extremas, começaram a rezar para que o final fosse mais fácil. O resultado foi 800 metros de parede, 10 dias ininterruptos de conquista, calor, frio, marimbondos, pernoites em um buraco no meio da montanha e finalmente uma noite alucinante no topo da Baiana. O nome Sangue Latino é uma homenagem ao grande esforço da equipe para atingir seu objetivo de abrir provavelmente a via de grandes paredes mais dura do Brasil.

Through the wind

Brasil, 2017 
Duração: 17 minutos
Direção: Karina Oliani
Após conquistar o cume do Everest em 2013, Karina Oliani e seu companheiro de escalada Pemba Sherpa começam a desenvolver projetos para ajudar a comunidade sherpa. Depois do terremoto que devastou o Nepal em 2015, Karina se uniu ao fotógrafo Andrei Polessi para a edição de um livro de fotos, onde 100% do lucro foi destinado à construção de uma escola no Vale de Patle, onde Pemba nasceu. O filme mostra a trajetória da construção desta escola e a transformação da comunidade ao seu redor. O documentário conta também como esse projeto humanitário evoluiu, se transformando hoje no Instituto Dharma, organização que realiza projetos sociais voluntários em diversas regiões remotas e necessitadas do planeta.

Johana under the ice

Finlândia, 2016
Duração: 4 minutos
Direção: Ian Derry

A finlandesa Johanna Norblad é recordista mundial no pouco conhecido esporte do mergulho livre sob o gelo. O diretor inglês Ian Derry captura um dos mergulhos de Johanna neste congelante poema visual, que vai te deixar com vontade de colocar uma blusa mais quentinha.

The time travelers

EUA, 2017
Duração: 24 minutos
Direção: Brendan Leonard, Forest Woodward
Em 2016, integrantes da equipe norte-americana de rafting decidiram encarar uma incrível missão: quebrar o recorde de velocidade de descida dos 443 quilômetros do rio Colorado, que corta o Grand Canyon, remando toda a extensão em menos de 34 horas. Este filme segue essa jornada extraordinária, que envolveu criar e construir um barco de 48 pés e treinar intensamente por oito meses até o grande dia, em janeiro de 2917. O que poderia ser um desafio puramente físico se transformou em algo muito maior: uma lição sobre camaradagem, perspectiva e o poder de um rio selvagem.

The hard way

EUA, 2016
Duração: 20 minutos
Direção: Jeremy Lurgio, Erik Petersen
O corredor norte-americano Bob Hayes racha a própria lenha, faz reparos em seu celeiro e nas cercas de sua fazenda, carrega feno para suas vacas e participa de mais de 30 corridas todo ano. Nenhum desses feitos seria excepcionalmente inspirador, se Bob não tivesse nascido em 1926 e começado a correr com 60 anos. Por insistência dos filhos, ele fez uma prova de 5 km e foi fisgado pelo esporte. Hoje Bob é um respeitado nome da comunidade de corredores de seu Estado natal, e famoso por sua raça e motivação. “The Hard Way” mostra que idade é apenas um número e que a melhor prova é sempre a próxima.