A Pedra do Elefante
A Trilha do Alto Mourão - a Pedra do Elefante - é uma boa pedida para quem curte natureza, mar e uma boa trilha. A Pedra pode ser avistada da praia de Itacoatiara em Niterói, mas fica na divisa entre o município de Niterói e Maricá, Itacoatiara tem a geografia que chama a atenção do mundo para o Rio de Janeiro: praias e belas montanhas. A trilha do Costão é uma das mais conhecidas da região que também proporciona boas escaladas, mas a trilha do Alto Mourão tem sido muito visitada também por quem gosta de curtir o nascer do sol na montanha e por aqueles que acham que vale a pena um pequeno esforço para apreciar uma bela paisagem.
O parque estadual da Serra da Tiririca
O Parque estadual da Serra da Tiririca aonde está inserida a trilha do Alto Mourão possui cerca de 2.400 hectares e abrange terras da Região Oceânica e Leste de Niterói além de parte de Itaipuaçu município de Maricá. A vegetação é típica de Mata Atlântica podendo ser encontrada também a vegetação de Restinga no Bananal e Costão.
Como chegar
Para quem vem do Rio de Janeiro o primeiro passo é seguir para a Região Oceânica de Niterói após cruzar a Baia de Guanabara pela Ponte Rio Niterói. Após seguir na Rua Francisco da Cruz Nunes, rua principal, ficar atento para virar a esquerda na Estrada Gilberto de Carvalho, uma subida que fica bem ao lado de um posto de gasolina. A entrada da trilha fica a direita um pouco antes de um mirante que muitos utilizam para deixar o caro. Mas, atenção, o mirante é pequeno e se você for num horário de trilha cheia terá que deixar o carro lá em baixo e começar a caminhar um pouco antes.
A trilha do Alto Mourão
Essa não é uma trilha técnica de grande dificuldade, apesar de ser considerada como de nível médio e ter um trepa pedra no final. São 412 metros de altitude até o ponto mais alto do caminho. Estima-se uma média de 1h até o final da trilha, mas isso vai varias conforme o ritmo de cada um. A primeira da parte da trilha é um pouco fechada passando um de cada vez pelo meio da mata. A trilha é bem demarcada havendo pouca probabilidade para se perder, mas é importante ressaltar que para atividades outdoor é preciso sempre um mínimo de cuidado. Estar com roupas adequadas, água, lanche, lanterna e um corta vento, além de saber minimamente se orientar na natureza.
Após o primeiro trecho mais fechado passa a ter um terreno variando entre terra batida e pedra. Até que se chega a um grande trepa pedra. Nessa parte é importante ter cuidado, alguns utilizam cordas. A escalaminhada segue exposta ao sol até o cume da pedra.
Lá em cima é possível fazer um lanche, reidratar e curtir a paisagem que dá para as belas praias da região sendo possível ainda ver o cenário do Rio de Janeiro como pedra da gávea, pão de açúcar e corcovado.
Nossa experiência na trilha do Alto Mourão
Acordamos na madrugada de um domingo bem cedo para pegarmos o nascer do sol na trilha do Alto Mourão. A idéia era fazemos um treino na trilha, um review da mochila viajante Mira 26 da marca Osprey e apreciarmos a linda paisagem da nossa cidade.
Começamos a trilha por volta das 6h da manhã. O dia ficou nublado e não rolou o nascer do sol esperado. Começamos ainda estava bem escuro na entrada da trilha. Percorremos o caminho inicial todo com lanternas de cabeça. Quando começou a clarear vimos uma luz vermelha do sol nascente no horizonte, bem bonita, mas nada de sol. Chegou a cair uns pingos de chuva, mas nada que sustentasse muito tempo.
Chegamos lá em cima a apreciamos a bela paisagens. Fizemos algumas imagens, comemos alguma coisa e descemos. Na hora que subimos havia apenas um grupo lá em cima que já estava lá, não encontramos ninguém pelo caminho. Na descida a trilha estava muito cheia. Muita gente subindo e alguns grupos já haviam chegado lá em cima por volta das 9h da manhã. Descemos bem rapidinho, pegamos o carro e já estava lotado o estacionamento do mirante. Então é bom se organizar se quiser evitar a trilha cheia. Fica a dica!