Após alguns feedbacks que recebemos com dúvidas sobre Trail Run, Trail Running ou Corrida de Montanha como também é chamada essa modalidade de corrida no Brasil) decidimos confeccionar um guia com tudo sobre esse esporte que vem crescendo exponencialmente e a cada dia ganha novos adeptos. Vamos escrever uma série de posts abordando tudo sobre Trail Run:
- O que é Trail Run;
- Como é o treinamento para correr Trail Run;
- Dicas sobre os melhores equipamentos disponíveis no mercado e o seu custo benefício;
- A importância da nutrição para o Trail Run; e
- A necessidade da consciência ambiental e do respeito a natureza.
O que é Trail Run
Correr em terrenos naturais é a forma mais antiga de correr que se tem conhecimento e o Trail Running é isso!
Uma modalidade esportiva que consiste em correr em trilhas percorrendo terrenos variados. Também é conhecida no Brasil como corrida de montanha. Uma boa definição para Trail Running é encontrada no site da Associação de Trail Running de Portugal:
[pullquote align=center]
Corrida pedestre em Natureza, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, que não deverá exceder 10% do percurso total, em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc) e terrenos (estradão, caminho florestal, trilho, single track, etc), idealmente – mas não obrigatoriamente – em semi ou auto-suficiência, a realizar de dia ou durante a noite, em percurso devidamente balizado e marcado e em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.
[/pullquote]
Nos últimos anos podemos observar um grande crescimento das corridas de rua no Brasil. O Trail Running também vive esse boom, se destacando inclusive como um dos esportes outdoors e de aventura que mais tem crescido. Analisando o potencial das trilhas nacionais e o interesse das pessoas em praticar atividade física acreditamos que o Brasil tem mais espaço ainda para esse crescimento.
A maioria das pessoas que iniciam no Trail Running vem das corridas de rua. Essa mudança do asfalto para a trilha traz a necessidade de uma atenção maior com a dinâmica do movimento dos corredores. Uma das principais diferenças ao correr em terrenos variados é que o corpo passa a interagir mais, surgindo uma demanda global de movimentos. Enquanto na corrida de rua a dinâmica do movimento é realizada de maneira sequencial, desenvolvendo um padrão de movimentação com um enfoque grande para as pernas, no Trail Running a região do core e dos braços passam a ter uma importância muito grande. Seja para equilibrar-se em ladeiras, seja para apoiar-se para transpor obstáculos.
Uma outra grande mudança relatadas pelos corredores que trocam as corridas de rua pelo Trail Running é a percepção da diminuição do impacto nas articulações, fruto da troca do asfalto pelos terrenos naturais como terra, areia, grama e pedras.
Um ponto alto citado por 10 entre 10 trail runners é a oportunidade de correr em contato com a natureza, respirando ar puro e admirando os belos cenários.
Resumindo
- Trail Run no Brasil é conhecido como Corrida de Montanha;
- Consiste em correr em terrenos variados;
- Não necessariamente é uma Mountain Running;
- É a modalidade de corrida mais antiga da história da humanidade;
- Demanda treino de fortalecimento de todo o corpo, principalmente do core; e
- É um prazer que provavelmente vai se tornar paixão!
Referências:
Confira como começar no Trail Running no próximo post!!!